sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cliché

"Jornalista desempregada".
O cliché de hoje, que se adivinhava ontem. Futuro?

Cliché toda a afirmação anterior.

"Cliché  (do francês cliché), chavão ou lugar-comum na linguagem tipográfica diz respeito a uma matriz geralmente feita em metal cuja técnica é a mesma usada na linotipia ou anterior a essa na xilogravura, de tão aplicada em outros meios a palavra se tornou uma expressão idiomática de tudo que diz respeito a repetição seriado etc,e em alguns casos desgastou-se ou desviou o sentido se tornando algo que gera uma má interpretação em vez de dar outro efeito. exemplos: Vil metal " wiki

Cliché comentar o rumo da minha profissão e dos novos licenciados. 
Cliché fazer curso após curso e todos os dias, nos intervalos - normalmente à noite, de manhã dobra-me as cápsulas de valeriana -  enviar dez currículos.
Cliché responder que sou freelancer, quando entre trabalhos mal pagos o que me prende é ainda o fim do mês.
Clichés mas essenciais verdades em ponto rebuçado já a passar a caramelo, com c de cliché.
Clichés atrás de clichés e "desviou o sentido se tornando em algo que gera uma má interpretação em vez de dar outro efeito"


Pode ser que o cliché tenha o efeito oposto e os novos jornalistas dêem provas das "competências altamente valiosas para o mercado"[José Vegar, grande José Vegar ], e da garra que têm. Competências e garra. [Disciplina, rotina e bom conhecimento do mercado editorial]

Pode ser que o "à rasca" - termo feio e vergonhoso, se lhe retirarmos a geração atrás deixando de ser um termo na moda./cliché - fronteira ténue - se torne numa coisa airosa e próspera. 

Pode: P3

Sem comentários:

Enviar um comentário